terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nas Coordenadas


Na superfície do papel, projeções cartográficas. De forma plana mostrando-me dimensões terrestres, trópicos, latitudes, acidentes gráficos naturais ou artificiais, paralelos e meridianos formando 90°, tudo aquilo que representa.
Naquele especifico azimutal, onde as distorções são maiores, abre uma nova percepção. Porque não girar a 180° graus o mapa mundi? Ora, podemos obter o mesmo resultado.
Diz meu professor que é de suma importância tal conhecimento cartográfico, que não devemos nos enganar ao olhar o mapa. Que países subdesenvolvidos sempre serão subdesenvolvidos. E devemos mudar nossa consciência para ajudar.
Mas nunca seremos justos, se não olharmos aquelas criancinhas, e escutar seus prantos convulsivos de fome, de dor e decepção. Tenho eu também que me acostumar. Deixe um pouco os mapas, deixa que o norte seja o norte. Pra quem precisa de ajuda, as atitudes valem muito mais.
Do que adianta a nós e a eles saber tanta história e geografia, se no próximo dia não saberemos a quem mais eles mataram!
Pensem naquele especifico azimutal. Pensem que nele existem criancinhas chorando de fome e não por uma coordenada geográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário