quarta-feira, 1 de agosto de 2012

  
ECONOMIA BASEADA EM RECURSOS NATURAIS

Todos os sistemas sociais, independentemente da filosofia política, crenças religiosas, ou costumes sociais, no final das contas depende dos recursos naturais, isto é, ar e água limpa, terra arável, tecnologia e pessoal necessários para se manter um elevado padrão de vida.
Expressa de forma simples, uma economia baseada em recursos utiliza os recursos existentes em vez de dinheiro e provê um método equitativo para distribuir esses recursos da maneira mais eficiente para toda a população. É um sistema no qual todos os bens e serviços estão disponíveis sem o uso de dinheiro, crédito, escambo, ou qualquer outra forma de débito ou servidão.
A Terra é abundante em recursos; hoje em dia, nossa prática de racionalizar recursos através dos métodos monetários é irrelevante. Quando a educação e os recursos são disponibilizados para todas as pessoas sem uma etiqueta de preço, não há limites para o potencial humano. Embora isso seja difícil de se imaginar, até a pessoa mais rica de hoje estaria em situação muito melhor numa sociedade baseada em recursos como proposta pelo Projeto Vênus.

CONHEÇA O PROJETO VÊNUS.

O Projeto Vênus é uma organização que propõe um plano tecnicamente viável de ação para a mudança social, trabalhando por uma civilização global pacífica e plenamente sustentável. Ele promove uma alternativa na qual os direitos humanos não são meras proclamações no papel, mas um modo de vida. Esta proposta é a implementação da economia baseada em recursos, que pode ser entendida como a plena aplicação do método científico e da tecnologia de ponta para o benefício de todo ser humano sob a face da Terra, muito além dos obsoletos valores sociais do sistema financeiro vigente.
Embora não seja a única, o Projeto Vênus é a maior contribuição técnica no trabalho de conscientização social sustentada pelo Movimento Zeitgeist em todo o mundo. Este projeto tem sido desenvolvido mais intensamente desde a década de 1960 pelo cientista social Jacque Fresco. O nome da proposta é uma referência ao centro de estudo do projeto, localizado em Vênus, nos Estados Unidos.
O desenvolvimento científico leva à conclusão de que o comportamento humano pode ser modificado, tanto para uma atividade construtiva como para uma destrutiva. É disso que o Projeto Vênus se trata: direcionar nossa tecnologia e recursos à realidade, para o benefício máximo das pessoas e do planeta, buscando novas maneiras de pensar e viver que enfatizem e celebrem o vasto potencial do espírito humano. Nós temos à mão as ferramentas para projetar e construir um futuro digno de nosso potencial agora mesmo. O Movimento Zeitgeist sustenta a direção apontada pelo Projeto Vênus para a humanidade, nova e arrojada, que requer nada menos que o replanejamento de nossa cultura, valores, hábitos e tudo o mais.
      
As imagens de estrutura técnica não são uma tentativa de predizer o que será feito, apenas o que poderá ser feito. A responsabilidade por nosso futuro está em nossas mãos, e depende das decisões que tomamos hoje mesmo. O maior dos recursos disponíveis é, em última análise, nossa própria engenhosidade.

SAIBA MAIS EM: PROJETANDO O FUTURO


Nenhum comentário:

Postar um comentário